Periodontia é a especialidade com o objetivo de cuidar dos tecidos de suporte dos dentes e seus substitutos. Realizar a prevenção e tratamento dos tecidos gengivais e periodontais mantendo a saúde dos dentes.
A placa bacteriana (produzida pela saliva e restos de alimentos) é considerada o agente causador das doenças do periodonto. O acúmulo excessivo de placa, propiciado por uma higiene bucal deficiente, pode levar à inflamação das gengivas (gengivite) e, caso esse quadro não seja tratado corretamente, pode haver a evolução da inflamação para o osso e fibras periodontais (periodontite).
Não. A ocorrência de sangramento gengival ao escovar os dentes ou ao passar o fio dental é um indicativo da presença de inflamação na gengiva ao redor dos dentes.
Em primeiro lugar, é realizada uma consulta com entrevista e exame clínico na qual serão coletados dados para o diagnóstico do quadro. Uma vez estabelecido esse diagnóstico, um plano de tratamento individualizado será confeccionado, de acordo com as necessidades e gravidade do caso e, também, das expectativas do paciente.
Os procedimentos mais comuns são: instrução e treinamento de higiene bucal, raspagem-alisamento das coroas e/ou raízes dos dentes, procedimentos cirúrgicos nos tecidos periodontais atingidos.